Depois das edições de 2010 e 2011, o Palco RUC regressa em boa forma ao Parque da Canção para oferecer aos estudantes de Coimbra quatro noites alternativas ao palco principal do recinto. Revela-se como uma alternativa às convencionais noites da Queima das Fitas de Coimbra e é inteiramente programado pela Rádio Universidade de Coimbra.
Quatro noites cheias de amor e de música, delineadas ao pormenor pela RUC, que apresentam dois artistas nacionais e/ou internacionais por noite sempre com a presença de DJs RUC. O comando dos ecrãs estará a cargo do colectivo VJ Receyecler. O início dos concertos está marcado para a meia-noite (00h), actuações que se prolongarão até às 6 da manhã.
SEXTA-FEIRA, 4 de Maio
EQUATIONS
http://equations.bandcamp.com/
O passado ano 2011 viu nascer os Equations, através da reunião de membros dos extintos Without Death Penalty, dos adormecidos BEARS e de Lydia’s Sleep. Foi também em meados do mesmo ano que o quinteto gravou o seu primeiro álbum “Frozen Caravels”, com o selo da Lovers & Lollypops e da VICE, trabalho que conta com colaborações de peso como a de Makoto Yagyu (If Lucy Fell, Riding Panico, PAUS) ou de Chris Common (Ex- These Arms Are Snakes). Com vários concertos por todo o país já na bagagem, Vitor, Bruno, Gonçalo, Zézé e Zé Pedro têm mostrado que sangue na guelra não lhes falta, levando aos mais desprevenidos um rock denso em sons e volume, com pozinhos de teclados e de noise, que não faltarão certamente na noite de 4 de Maio no Palco RUC.
MARS RED SKY
http://www.marsredsky.com/
Os Mars Red Sky, trio composto por Julien Pras (já iniciado nos Calc), Benoit Brasser na bateria e Jimmy Kinast no baixo, chegam-nos de Bordéus e trazem na bagagem o seu LP de estreia, homónimo e lançado em 2011. Com influências assumidas como os Black Sabbath, os Led Zeppelin ou os Dead Meadow, constroem um rock pesado de batidas fortes e longos riffs de laivos psicadélicos. Ao vivo, a mente criativa do trio funde-se numa alquimia arrebatadora que lhes valeu o apreço da crítica e do público e que os inspirou a gravar os seus trabalhos. No ano passado, conquistam a Europa, e vêem-se catapultados para os grandes palcos, onde actuam ao lado de nomes como Sleepy Sun, A Place to Bury Strangers, Queens of the Stone Age ou Motorhead.
Depois de, em Março, terem actuado no SXSW, prometem atear as audiências do Palco RUC na primeira noite de concertos.
DJs RUC:
Viúva Escarlate (Tânia Cardoso)
Casal Boss (António Sérgio + João Terêncio)
SÁBADO, 5 de Maio
DEAU
O freestyle é um dos pontos fortes de Daniel Francisco, o nome próprio de DEAU. O rapper nortenho estreia-se em Coimbra pelas mãos da Rádio Universidade de Coimbra no dia 5 de Maio, numa noite do Palco RUC dedicada ao universo do hip-hop. Natural de Vila Nova de Gaia, o mundo do rap é a sua praia: os primeiros passos foram dados aos 8 anos e a partir daí seguiram-se anos e anos de trabalho intenso, dentro e fora do estúdio, que culminaram com o lançamento do seu primeiro disco, “RetiEssências”. É um projecto lançado em Janeiro de 2012, pelas mãos da Illegal Promo, com um cunho muito pessoal, onde DEAU retrata e descreve a vida, fazendo uma biografia através do rap.
DJ RASHAD & DJ SPINN
A evolução do juke/footwork deve muito à junção dos senhores DJ Rashad e DJ Spinn. Trabalham juntos há já vários anos, sendo a cidade de Chicago o ponto central das suas actuações conjuntas. Em formato dupla, trazem a Coimbra um paladar apurado do hip-hop old school, ao qual juntam sonoridades da nova escola, house e samples vocais, tudo misturado com muita energia. O último trabalho de DJ Rashad, “Just Like a Taste: Vol.1”, chegou ao mundo em 2011 com o selo da Ghettophiles; também de 2011 é o último lançamento a solo de DJ Spinn, intitulado “Man I Do It”, com carimbo da Planet Mu. Quanto aos seus diversos lançamentos em formato dupla, como “4 The Ghetto” ou “Girls Bust Down”, reservem a noite de sábado para os escutarem atentamente e, obviamente, darem uns bons passos de dança.
DJs RUC:
Rui Oliveira + Carlos Braz
Radio Bambaataa
DOMINGO, 6 de Maio
THROES + THE SHINE
http://throestheshine.bandcamp.com/
Marco Castro (guitarra, sintetizador e voz) e Igor Domingues (bateria e voz) são os Throes, um power-duo do Porto, de rock acentuado e diabo no corpo. The Shine é um duo de Luanda, composto por André do Poster e Diron Romão, de ritmos explosivos na voz, tendo o kuduro como rastilho principal. A união destes dois estilos parece, à primeira, improvável, mas da improbabilidade pode nascer, também, uma ideia de génio. É o que acontece em Throes + The Shine que quase parece uma irmandade siamesa, de tão certa que é a sua fusão. O álbum conjunto está para chegar (pela Lovers & Lollypops) e nós esperamos, ansiosamente, por ele, mas a magia frenética acontece, verdadeiramente, em palco. Rockuduro: primeiro estranha-se, depois entranha-se. (Texto cedido por Marta Poiares)
LIL SILVA
http://soundcloud.com/lilsilva
Lil Silva dá os primeiros passos na música aos 11 anos, fazendo beats, mas só aos 18 inicia a sua carreira como produtor. Inicialmente dedicado à cena grime londrina, foi-se interessando por outras paragens dentro do dupstep, do house de Chicago e mais recentemente pelo UK Funky. Depois da edição de “Seasons/ Funky Flex’’, que chegou às pistas de dança pelas mãos do DJ Marcus Nasty, encontra na britânica Night Slugs a sua segunda casa no que toca às edições com ‘’Night Skankers’’ e ‘’A Million/ No Hooks’’, contando com a ajuda dos produtores Kode 9 (Hyperdub) e dos berlinenses Modeselektor.
Depois de remisturas dos temas de Tyler de Creator ou das colaborações com Sampha, Lil Silva prepara já novo trabalho para 2012 e promete pôr toda a gente a transpirar no dia 6 de Maio no Palco RUC.
DJs RUC:
Golpe de Estado
João de Almeida
SEGUNDA, 7 de Maio
SENSIBLE SOCCERS
http://sensiblesoccers.bandcamp.com/
Emanuel Botelho e Hugo Gomes são companheiros da RUC, fundadores da MPD (Música Pop Desempregada) e formam a dupla de DJ’s Os Yeah!. Paralelamente aos seus projectos a solo, Nihilist Assault Group e Wools, decidem em 2010 criar os Sensible Soccers, a que cedo se juntaram Né dos Santos (The Portugals) e Filipe Azevedo.
Juntos, constroem todo um ambiente psicadélico que viaja desde sonoridades mais electrónicas a momentos densos com traços de post-rock, tudo numa envolvência característica que, se em disco é já surpreendente, em palco transforma-se quase numa extasiante experiência psicotrópica.
Com um EP editado pela AMdiscs e uma rica colecção de temas que lhes granjearam as melhores palavras da crítica, puderam partilhar palcos com Teams, Tempelhof e AyGee Tee, um pouco por toda a Península Ibérica.
São eles a dar o remate final neste Palco RUC que, em jeito de estádio, estará seguramente cheio de adeptos ao rubro.
JOKER
http://www.youtube.com/user/MrJokerdubstep
Joker é o alter-ego de Liam Mc Lean, que com apenas com 16 anos inicia a sua carreira como DJ e produtor na cidade de Bristol, prolifera em fenómenos no que à musica de dança diz respeito, mais especificamente o dubstep. Apesar da ligação indiscutível ao género, nunca foi a sua principal preocupação, tendo em conta que as suas influências vão do soul ao R&B
ou mesmo ao funk, que, cruzadas com sintetizadores cristalinos e alguns wobbles pelo meio, lhe valeram a definição da sua própria sonoridade, o ‘Purple Sound’. Foi precisamente esta permeabilidade que lhe permitiu editar inúmeros Eps por editoras tão variadas como a Earwax (do seu vizinho Pinch, onde se estreou com ‘Kapsize EP’), a Soul Motive, a Hyperdub ou, finalmente em 2011, a 4AD, que apadrinha ‘The Vision’, o 1º longa duração do britânico. É esta a bagagem que Joker trará ao Palco RUC, no próximo dia 7 de Maio, depois de já ter pisado as pistas mais importantes da Europa, numa noite que promete ser uma das mais emocionantes da Queima das Fitas 2012.
DJs RUC:
André Tejo + Afonso Macedo