segunda-feira, maio 22

Entrevista - Kapone

- Porquê "Transformação Total"? Há alguma coisa que pretendas "transformar" nas pessoas ao escutarem o teu álbum?

"Transformação Total", primeiramente tem haver comigo mesmo! Foi a frase, por assim dizer, que eu encontrei para melhor caracterizar o desenvolvimento da minha vida (material, académica e principalmente espiritual). Depois sim, o álbum foi feito, não propriamente para ser tocado em discos e festas, mas com uma característica mais pessoal, onde o ouvinte se pode encontrar consigo mesmo através de um diálogo com "KapONE".



- Este vai ser um lançamento da Pluconexz, certo? Fala-nos um pouco da criação desta editora e de todo o conceito envolvente.

Exacto! Bem, a Pluconexz é uma editora que está agora a dar os seus primeiros passos e que consiste em trazer ao Mercado uma alternativa aos ouvintes e amantes da música urbana. A imagem da mesma é transmitir uma boa mensagem, construtiva e educativa para o nosso meio e ao mesmo tempo apostar em novos artistas e de preferência artistas Gospel.
A Pluconexz tentará trazer a mensagem aborrecedora da bíblia numa forma dinâmica e ao mais alto nível, mas tendo o cuidado de não se impôr ou de se envolver em quaisquer guerras ou confusões teológicas.
A Pluconexz não quer implantar ou impingir algo mas sim trazer uma alternativa e uma nova visão para os ouvintes.


- Não nos queres falar um pouco dos convidados para o "Transformação Total"? Quem são e como se deu a escolha?

Se eu estivesse em Portugal, possivelmente o leque de convidados seria mais amplo e diverso mas eu também quis ter o cuidado de convidar pessoas que se sentissem bem com aquilo que eu estou a transmitir neste álbum de estreia porque o mesmo funciona mais como um cartão de visita.
O Scra, o J-Cap e o Kilu, são pessoas que sempre me acompanharam, desde os primeiros passos dos Plunasmo e que como não podia deixar de ser mais uma vez aqui estão…
Lara foi uma jovem que conheci aqui em Londres no estúdio do Deck. Fizemos um som, a química estava lá e acabou por ser o elemento 4 da Pluconexz.
O Miguel e a Patrícia são irmãos da igreja que eu frequento. Eu precisava de vozes e eles apareceram…
E Tawana é a minha cara metade, participou por acaso... O som em que ela participa, só aconteceu porque ela me vinha chatear que queria fazer um som comigo. Fiz um beat às 3 pancadas e disse-lhe "Olha canta aqui…". Escrevi um bocado, o resto até foi freestyle, mas depois de arranjado estava a soar bem e decidi pôr no álbum.


- Como é que correu a gravação do álbum? Há algum momento em particular que gostasses de relembrar?

A gravação do álbum foi mais como uma experiência, como eu não produzia e nem sabia muito de "Akais", "Protools" e "Logics", ficava sempre a mercê de pessoal para me dar beats ou para me dar espaço no estúdio para gravar, até que a uma certa altura me deu na cabeça para comprar softwares de produção e com a ajuda do Kilu lá fui aprendendo.

Depois comprei material de estúdio (coisas pequenas) e fui experimentando...
Como eu queria apresentar algo muito pessoal decidi gravar em casa e produzir praticamente o álbum por inteiro tirando as faixas do meu bro J-Cap! Não porque me sinta um grande produtor, mas porque queria mostrar ao pessoal "Olhem, também já sei fazer beats e este é o meu estilo, curtem!?"
Momentos foram vários, mas o que me custou mais foi mesmo a gravação, sozinho, em casa, com miúdos e mulher, só havia uma solução, gravar à noitinha, por isso tudo o que está aí foi feito sempre por volta das 2/3h da manhã e sabendo que às 8h tinha que estar de pé para ir trabalhar. Foi "tuff"…


- Sei que tens dado alguns concertos em Inglaterra... Como é que tens sido recebido aí por terras de Sua Majestade?

Graças a Deus, sempre bem! O pessoal gosta da minha postura em palco. A mensagem e a interacção entre o mc e o público estão sempre lá! Mesmo pessoal que não é muito agarrado à cultura urbana, consegue reservar 5 minutos para ouvir o recado…


- O "Transformação Total" já tem alguma data estimada para o lançamento? Quando é que te podemos ver em solo português a apresentar o álbum?

O álbum já esta finalizado! É só uma questão de ver a melhor altura para o pôr no Mercado e acertar os últimos pormenores. Até eu estou muito ansioso de poder estar por aí e "transformar" uns quantos! Mas sim, em breve…


- Depois do álbum a solo do Sir Scratch e do teu "Transformação Total" será que podemos esperar por alguma coisa sob o nome dos Plunasmo?

PLUNASMO! Bem isso é que era bom, não era? Só o tempo o dirá, mas devido a Pluconexz, eu e o Scra temos trabalhado mais juntos e possivelmente sairá algo, sim… Quem sabe!?


- Para finalizar não sei se queres deixar alguma mensagem?

Epá! Para todos desde o princípio (Sam the kid, Knowledge 1, Esquadrão Central, Peepshow, Ninja, Deus Menor, Cruzado, Bomberjack, Dome, Fya Crew, Gvs, etc…) e para os que vim a conhecer (Ikono, Veridiko, Deck, Lara…):

MANTENHAM-SE SEGUROS PÁ! LEMBREM-SE DE QUE AS PESSOAS OLHAM PARA VOCÊS COMO UM EXEMPLO E QUE GOSTARIAM DE SER COMO VOCÊS, PORTANTO EPÁ… TENTEM PASSAR UMA CENA POSITIVA MANOS!... PEACE.

Sem comentários: