quinta-feira, junho 1

Dj Shadow em Portugal

Dia 14 de Junho, o grande Dj Shadow vem a Portugal, mais particularmente à discoteca Lux em Lisboa.
A entrada tem hora marcada para as 23h e um preço de 20€. Os bilhetes já estão à venda em diversos locais: Lux, Flur, Fnac, Balcões dos CTT,
Ticketline...


"Josh Davies (verdadeiro nome de DJ Shadow) é um dos mais brilhantes criadores da música popular. O seu uso do sampling, o amor pela música, e um tecnicismo a toda a prova, fazem dele um músico raro, que fez ascender o hiphop a um refinamento de composição invulgar. Na verdade, chamamos-lhe hiphop porque as técnicas e a filosofia são hip hop, mas o seu resultado nem sempre é tão fácil de situar na geografia dos estilos.

Shadow é californiano e foi ai, enquanto membro da editora Solesides, que começou por ganhar alguma notoriedade, mas foi com «In/Flux» e «Lost andFound», dois maxis distribuídos pela editora londrina Mo'Wax (mas originalmente lançados pela Solesides), no início dos anos 90, que se tornou verdadeiramente conhecido e começou a ganhar culto. Foi a propósito destes discos que pela primeira vez foi usado o termo trip hop, que mais tarde se colou à cena de Bristol e a grupos como Massive Attack e Portishead.

O hip hop abstracto de Shadow, o seu tom melancólico e os beats mais ou menos dopados, fizeram escola, mas Shadow nunca se limitou a repetir fórmulas. «Endtroducing», o álbum de estreia editado em 1996, continua a ser hoje uma das obras maiores da história do hip hop, um manifesto da arte do sampling, um puzzle minucioso que recupera a história perdida da música popular. A magnifica arte de Shadow, levou James Lavelle o patrão da Mo'Waxa convidá-lo para o projecto Unkle, onde se manteve apenas por um álbum («Psyence Fiction», 1998), para depois regressar às gravações em nome próprio e ao incansável trabalho de prospecção de pérolas perdidas.

Shadow, que apostamos ter uma das maiores colecções de discos da Galáxia, recorre aos valiosos arquivos para encontrar a matéria-prima da sua música. Em «Endtroducing» (um disco que entrou para o Guiness por ser feito exclusivamente com samples), sabe-se que usou Giorgio Moroder, The Meters, Meredith Monk, Metallica, Jimmy Smith, Tony Avalon ou Tangerine Dream. Em«The Private Press» (2002) reconhecem-se Information Society, DavidAxelroad, Colonel Bagshot e até diálogos de filmes, entre eles «Roger & Me»de Michael Moore.

Paralelamente ao seu trabalho em nome próprio, Shadow tem sido um activista convicto da cena hip hop da Costa Oeste, dinamizando a Quannum (a nova encarnação da Solesides, extinta em 1999), e colaborando com outros nomes históricos da cena como Blackalicious ou Cut Chemist. Recentemente, Shadow apadrinhou também o Hyphy Movement, uma espécie de resposta ao cranck, ou uma versão americana do grime, que se caracteriza por batidas incisivas e sujas a servir de tapete ao discurso rápido e corrosivo dos mc's.

É precisamente como tal que se apresentará no Lux, no próximo dia 14 de Junho, numa das únicas duas datas de Shadow na Europa com esta formação (aoutra data é no Festival Sonar, em Barcelona), ou seja, acompanhado de trêsmc’s da bay area de S. Francisco: KeaK Da Sneak, Turf Talk e Nump."

Sem comentários: