sábado, setembro 22

Tribuno - Oratória Incontornável

"Oratória Incontornável" é o nome do álbum do estreia do mc e produtor Tribuno. Com o carimbo da Matarroa este álbum conta com as participações dos quatro membros dos Matozoo (Martinez, Kiko, Fidbek e Bezegol), Dj Spot e Dj Ride.

"Na cidade do Porto, um estilo cinzento, pesado e bastante directo, tornou-se um rótulo do hip hop ali criado, um pouco à imagem da própria cidade (e arredores). De há uns tempos a esta parte o Hip Hop oriundo da cidade Invicta adormeceu mas não a criação musical. Um conjunto vasto de artistas de segunda geração começou a desenvolver a sua arte um pouco na obscuridade, alimentando-se do legado anterior, reciclando conceitos enquanto criava a sua própria identidade. Em 2007, Oratória Incontornável representa o regresso do “Hip Hop à moda do Porto”.

Tribuno é acima de tudo um Produtor e identifica-se como tal. Como qualquer amante dos clássicos que se preze, a sua caixa de criação é a famosa MPC2000 onde poderosos Bombos e secas Tarolas catalizam de forma simples e directa, o ouvinte para a força das palavras, enquanto samples cortados (na gíria a técnica denomina-se como “chop”) se encaixam nos compassos. Oratória Incontornável não é um disco de inovação, é um trabalho de revivalismo onde ao trabalho do produtor se deve prestar idêntica atenção àquela merecida pelo MC.

O álbum foi inteiramente produzido por Tribuno, tendo sido gravado, misturado e Masterizado na Fábrica de Som. Sendo um trabalho seguidor da chamada golden age do Hip Hop, o trabalho do DJ nas várias faixas assume um papel importante, pois é assim que ditam (ou ditavam) as leis. Foi de forma natural que surgiu o convite para os DJs Spot (com quem se apresenta ao vivo) e Ride. Em termos vocais o convite foi efectuado aos 4 membros dos MatoZoo (Kiko, Bezego, Martinêz e Fidbek), participando de forma isolada em várias faixas."

Sem comentários: