domingo, janeiro 8

XI Edição do Festival de Música Moderna - Corroios'06

A Junta de Freguesia de Corroios brinda o início de 2006 com o arranque da XI Edição do Festival de Música Moderna.




O incentivo a projectos de criação cultural e afirmação de novos valores, junto e com a juventude, é uma prioridade concretizada em iniciativas como o Festival de Música Moderna. Num contexto de difícil afirmação da nova música portuguesa, promover, divulgar e apoiar os projectos, torna-se imperativo. Onze anos após a sua primeira edição (1996), continuamos convictos da importância deste evento para todos os que nele têm participado.

Daqui, com as suas primeiras canções produzidas e editadas em CD, brotaram nomes hoje reconhecidos como os «Luazzuri»/1996 (com David Rossi - actualmente no projecto Zedisaneonlight - Zona Música), «Sirius»/1996 (actuais UHF - fazem parte da formação que acompanha António Manuel Ribeiro ao vivo), «Yellow W Van»/2000 (assinaram contrato com a editora Universal em 2001), «Factos Reais»/2001 (com o trabalho "Será Justo" editado em 2003 e recentemente “Plano B” editado pela Matarroa), «Ashfield»/2002 (segundo lugar no Termómetro Unplugged 2003), «Plasma»/2003 (vencedores em 2004 do concurso “Alarga a Tua Vida” da Alcatel, na categoria Pop-Rock), «The Poppers»/2004 e «UMEED»/2005.

Este ano o Festival sofreu algumas alterações na sua estrutura. A maior novidade vai para a descentralização dos locais onde se realiza. Numa filosofia “on tour”, o Festival percorrerá três diferentes espaços, até à final no Ginásio Clube de Corroios. Outra das grandes novidades é o envolvimento do público na selecção dos projectos finalistas e premiados. Acreditamos que o encontro com diferentes ambientes musicais, permitirá um crescimento enriquecedor.

Um ano após a vitória dos visienses UMEED, o Festival volta com vontade de continuar um percurso de crescimento sustentado e conseguir que nele participem os 9 projectos mais talentosos do momento. A recepção de maquetas encontra-se aberta até 24 de Fevereiro.

Mais do que nos lamentarmos perante a apatia daqueles que teimam em desaproveitar o enorme talento de uma cultura musical jovem e verdadeira que se exprime sem disfarçar o que pensa, há que procurar cada vez mais, apesar do espaço difícil e limitado em que nos movemos, distinguir a Música Moderna Portuguesa, até que haja alguém para escutá-la.

Para mais informações ou esclarecimentos:
Tel. 212 535 814
E-Mail: cultura@jf-corroios.pt
URL: http://festivalmusica.jf-corroios.pt

Sem comentários: